Série histórica

Comparativo

Distribuição espacial

Loading...

Rede de atendimento

Loading...

Ao longo dos seus 25 anos, o Instituto de Segurança Pública vem dedicando esforços para a publicização ininterrupta dos dados referentes à violência contra a mulher no estado do Rio de Janeiro. Dessa forma, esperamos colaborar para a estruturação de políticas públicas transversais e a ampliação da visibilidade e do entendimento deste grave fenômeno social: a violência contra a mulher.

A primeira aba do painel apresenta as séries históricas dos delitos desde o nível estadual a desagregações por município, região administrativa, RISP, AISP e CISP. Na segunda aba é possível estabelecer os comparativos entre dois períodos distintos para os delitos e regiões selecionadas. Em seguida, a terceira aba traz a distribuição espacial dos delitos com a possibilidade de visualização de um mapa coroplético nas mais diversas divisões administrativas do estado. Por fim, o painel apresenta um mapa que exibe a rede de atendimento para mulheres vítimas de violência, trazendo a posição aproximada destes locais, seu endereço e seu contato.

Nota 1: As contagens apresentadas neste painel foram obtidas através dos registros de ocorrência provenientes da Secretaria de Estado de Polícia Civil (SEPOL) do Rio de Janeiro, conforme previsão do art. 3º Decreto nº 36.872, de 17 de janeiro de 2005.

Nota 2: Para a contabilização das titulações foram utilizados os números de vítimas do sexo feminino para os seguintes agrupamentos de delitos: homicídio doloso, tentativa de homicídio, constrangimento ilegal, feminicídio, tentativa de feminicídio, assédio sexual, difamação e violação de domicílio. A definição destes delitos compete a autoridade policial da SEPOL.

Nota 3: A Rede de Atendimentos exibida no painel foi extraída do Dossiê Mulher 2023. Acessível em: isp.rj.gov.br/sites/default/files/2023-11/DossieMulher2023.pdf

Nota 4: A periodicidade dos dados é trimestral, após serem feitas as erratas de acordo com a metodologia do ISP. Atualmente os dados possuem erratas até setembro de 2023.

Nota 5: As desagregações administrativas de Região Integrada de Segurança Pública (RISP), Área Integrada de Segurança Pública (AISP) e Circunscrição Integrada de Segurança Pública (CISP), estão definidas no seguinte endereço: ispdados.rj.gov.br/divisaoTerritorial.html